Jandira Feghali (PCdoB-RJ), presidente da Comissão de Cultura, uma das três que promoveram o encontro, conta que, quando questionada se a pauta dizia respeito à comissão que preside, afirmou que “esta pauta é, será e permanecerá pauta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, porque a cultura trata da pluralidade, da liberdade de expressão e de pensamento e atua integrada com todas as comissões da Casa”.


Para Manuela D´Ávila (PCdoB-RS) tolerância é muito pouco. É preciso respeito  à diversidade”, em citação ao, professor Boaventura. A  deputada lamentou  a ausência da Comissão de Direitos Humanos na realização do evento. “É a primeira vez sem a participação da comissão e eu não preciso dizer por qual razão. É chegada a hora de o Plenário da Câmara dos Deputados se debruçar sobre novas legislações contemporâneas, que enfrentem o tema da homofobia”, defende a deputada Manuela.


Nesta edição, o seminário teve o objetivo de debater a religião e as diversidades. Tanto teólogos, parlamentares quanto representantes de movimentos sociais, do governo e das entidades da sociedade civil identificam um cenário de "fundamentalismo e intolerância religiosa", que impediria a cidadania plena e estaria na base da violência crescente contra os homossexuais.


O coordenador-geral de Promoção dos Direitos LGBT, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Gustavo Bernardes, lembrou que o governo tem cobrado respeito à Constituição e ao estado laico por meio de campanhas que incentivam a denúncia de casos de violência.

Jandira Feghali lembra que  a liberdade de culto religioso foi instituído na Constituição de 1946 por iniciativa da bancada comunista. “Não admitimos a subtração de qualquer crença religiosa, da liberdade de culto, da fé, por que religiosidade também é cultura, do mesmo jeito que não podemos admitir que ninguém seja subtraído no seu direito de exercer a cidadania. Não podemos admitir que o estado seja dominado por filosofia religiosa, fé ou fundamentalismo, seja ele qual for”, afima.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves com informações da Agência Câmara