“A população do semiárido agradece. Esta é umas das maiores obras de infraestrutura hídrica da Bahia nas últimas décadas”. Com esta frase, o deputado federal Daniel Almeida, coordenador da bancada da Bahia, comemorou a abertura do edital para estudo de viabilidade técnica e ambiental para construção do chamado Canal do Sertão.

 
O edital foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje (08/05). O projeto é capitaneado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Podem participar da escolha, empresas nacionais que atendam as condições exigidas no edital.
 
O Canal do Sertão faz parte do eixo sul da transposição do Rio São Francisco. O projeto de aproximadamente 330 km vai garantir o suprimento hídrico das bacias hidrográficas de Tatauí, Salitre, Tourão, Poções, Itapicuru e Jacuípe, no semiárido baiano.
 
Para Daniel, a construção do Canal do Sertão tem um significado grande para a população do semiárido atingida pelo longo período de estiagem. “É uma obra estratégica para se evitar os efeitos nefastos da seca”, apontou.       
 
A expectativa do deputado Daniel Almeida, um dos entusiastas do empreendimento, é que até o final do ano o governo tenha o projeto elaborado e orçado. Segundo ele, só através deste projeto será possível estimar os custos e o cronograma da obra. “Tenho acompanhado de perto a discussão em torno deste projeto. Vou acompanhar passo a passo a seleção da empresa e torcer para que ela inicie logo”, afirmou o parlamentar.
 
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Informações da Assessoria do Deputado