A militância na temática de cultura não é estranha a deputada Luciana Santos. Ela atuou como coordenadora da Frente para Pernambuco e como líder da bancada do PCdoB participou de importantes momentos de articulação e debate sobre projetos estruturantes para a política nacional de cultura. 
 
Luciana também tem em seu currículo o fato de ter sido a prefeita de Olinda, cidade com forte intervenção de políticas públicas voltadas à cultura e com intensa atuação nos Pontos de Cultura.  Esse aspecto, aliás, foi bastante ressaltado entre os presentes. 
 
“Estamos animados com a perspectiva desse novo momento. Queremos continuar estimulando o diálogo entre a sociedade, os artistas e os poderes legislativo e executivo e continuar contribuindo para a tramitação e aprovação de projetos prioritários para o fomento à arte e à cultura”, disse Luciana. 
 
A deputada disse ainda que é preciso fazer valer o esforço da população brasileira em preservar sua identidade cultural que é bastante diversa. “Temos muitos desafios para que de fato a cultura seja consolidada como política pública de estado. Como ações da Frente destaco o debate sobre direitos autorais e sobre as redes do ponto de cultura”, ressaltou a deputada que “não vai faltar dedicação e abertura para trabalhar de forma coletiva”.
 
A Frente Parlamentar Mista da Cultura foi reinstalada em 22 de Março e lançada em 06 de Abril de 2011. É uma dos mais importantes colegiados do Congresso Nacional e reúne mais de 300 congressistas, que pretendem debater temas estruturantes para a consolidação das políticas públicas culturais no país.
Em 2012 sua atuação, sob a presidência da deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), foi decisiva para aprovação de projetos importantes como o Sistema Nacional de Cultura, o Vale-Cultura e a PEC da Música. 
 
 
Para Jandira Feghali, que atualmente é presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, o apoio da comissão de cultura e o trabalho conjunto com a frente estão garantidos.  “A Frente de Cultura se consolidou na casa. Fico feliz  que Luciana assuma a presidência e tenho certeza que será realizado um trabalho de qualidade, que dará continuidade aos esforços que já foram feitos para a promoção da cultura”.
 
Além da diretoria, a Frente conta com o apoio de um Conselho Consultivo composto por 19 representantes da sociedade civil, gestores públicos, movimentos sociais e instituições ligadas às mais diversas linguagens artísticas e culturais. 
 
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Informações da Assessoria da Deputada