Até então, a Ferrovia Transnordestina, obra de 1,7 mil km em fase de construção, seguiria do interior do Ceará até os portos de Pecém (CE) e Suape (PE). O custo original da obra está estimado em R$ 6,72 bilhões.

Para chegar à Bahia, o projeto teria que ser ampliado em aproximadamente 600 km de via. A nova linha sairia do município de Parnamirim, em Pernambuco, até Feira de Santana, na Bahia, e à partir daí alimentaria a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que dá acesso ao Porto de Aratu, na Região Metropolitana de Salvador. 
 
“Com isso, criaremos um vetor logístico de transportes pelo interior do Nordeste com atração de novas cargas para o porto industrial de Aratu”, defendeu o deputado Daniel Almeida. Segundo ele, o ministro César Borges garantiu que solicitará um estudo de viabilidade técnica da obra, e nos próximos dias levará o pleito à presidente Dilma Roussef.
 
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Informações da Assessoria do Deputado