Câmara criará comissão especial para tratar da primeira infância
De acordo com a deputada, legislações maduras sobre o tema corroboram e tornam o país com cidadãos mais fortalecidos, já que são nos primeiros anos de vida da criança forma suas habilidades.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, anunciou na abertura do evento que será criada uma comissão especial para analisar mudanças na legislação voltada à primeira infância. Ele afirmou que a comissão especial dará um tratamento diferenciado aos resultados do encontro, que recebe parlamentares e especialistas de 16 países.
A mesa de abertura contou com a participação da diretora da Fundação Bernard van Lee, Lisa Jordan, e do diretor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz. Ambos elogiaram a iniciativa brasileira com o programa Brasil Carinhoso.
Entre os assuntos discutidos estão a elaboração de leis que respeitem a relação da criança com o espaço urbano e o meio ambiente; a regulamentação da publicidade voltada à criança, formação e contratação de cuidadores, educadores e babás, entre outros. Estão previstas as participações dos ministros Aloizio Mercadante, da Educação; Alexandre Padilha, da Saúde e Tereza Campelo, do Desenvolvimento Social. Outros palestrantes como Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, James Heckman; o Prêmio Nobel de Literatura; Michel Boivin, o professor de psicologia da Universidade Laval de Quebec e a consultora internacional de saúde global e desenvolvimento infantil, Mary Young, também foram convidados ao debate.
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves