O ministro da Educação, Aloizio Mercante, em audiência pública na Comissão de Educação, nesta quarta-feira, 10, debateu com os parlamentares da comissão as prioridades de sua pasta. Segundo ele, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (compromisso dos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental) é prioridade para Ministério da Educação este ano.

Mercadante, também, solicitou empenho dos parlamentares para votação da vinculação integral dos royalties do petróleo à educação. Conforme destacou, “independentemente de como vai ser a repartição entre estados produtores e não produtores, todos os recursos dos royalties devem ir para a educação”.

Ao final da audiência ocorreu o ato de lançamento, no âmbito do Congresso Nacional, da Conferência Nacional de Educação de 2014. A segunda edição da CONAE será realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e seu tema será “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”.

Veja aqui, o documento referência da CONAE-2014.