“Lamentavelmente, a reforma não será feita”, reconhece, embora credite ao PCdoB a vitória de, junto com partidos pequenos, evitar o fim das coligações nas eleições proporcionais. Na reuniao da Base Aliada pela manhã, a maioria dos líderes derrubou a pretensão do PT e do PMDB de votar o fim das coligacões.


O único tema a ir a plenário é a PEC que define a coincidência dos mandatos, ou seja, com eleições em um único ano, o que somente se daria em 2022. Essa PEC também muda a data de posse de prefeitos e vices e de governadores e presidente.

Segundo Manuela D`Ávila, o PCdoB é contra a coincidência de mandatos, com eleições municipais e federais num único momento.

Ela lembra que dezenas de mudanças superficiais como essa já foram feitas na legislação para alterar regras eleitorais no país, como a proibição de showmícios, de brindes e de outdoors nas campanhas nos últimos anos. Medidas pontuais e fatiadas, afirma ela, não resolvem questões que, ao longo da história, afetam negativamente a política brasileira.

“A Câmara não enfrentou o principal problema do país, que é o financiamento público das campanhas eleitorais”, disse ela, observando que os recursos que sustentam as candidaturas numa disputa eleitoral devem ser públicos e exclusivos.

Ela lembra que essa mudança beneficiaria os cidadãos, garantindo maior transparência nos pleitos, uma vez que iria proporcionar maior igualdade de condições entre os candidatos, garantindo a escolha de quem está mais preparado.

“Com essa medida reduziríamos o abuso do poder econômico, situação que prejudica o processo como um todo. Com frequência, a Imprensa publica reportagens sobre casos desse tipo, reforçando o descrédito de muitos em relação à política e diminuindo a credibilidade de nossas instituições”, disse.

A seu ver, mudar a forma de financiar campanhas é a saída para reduzir a corrupção no Brasil.

“A posição dos parlamentares do PCdoB é clara na defesa de mudanças que ampliem a representação, a participação, a democracia e a transparência”, afirma Manuela D’Ávila.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Angela Romito