A líder do PCdoB na Câmara, Manuela D ´Ávila (RS),  presidiu nesta terça-feira (19) reunião com os líderes partidários do PSB, PSD,PR, PDT, PTB, PRB, PSC e DEM, com o objetivo de buscar uma posição consensual destes partidos sobre a proposta de votação da reforma política marcada para os dias 9 e 10 de abril.


Manuela D’Ávila defende que seja aprovada uma reforma política por inteira e não reforma política fatiada. “O nosso receio é que, como sempre, os grandes partidos se unam e tomem medidas antidemocráticas”. disse a líder do PCdoB.


Nesta quarta-feira, os líderes vão apresentar suas exigências ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, em reunião na presidência, às 14h. Manuela concorda com a proposta do relator, Henrique Fontana (PT), de votar primeiro as mudanças previstas em projeto de lei, como o financiamento público de campanha, e, no fim, a emenda que trata das coligações e da coincidência de todas as eleições no mesmo ano.


Os parlamentares estão preocupados, porque têm informações de que grandes partidos trabalham para votar o fim das coligações e a janela para mudar de partido, o que, na prática, fortalece os grandes e mata os pequenos.  Os líderes temem que o presidente  da Câmara, Henrique Alves,  vote “qualquer coisa” apenas para dizer que fez a reforma política e dar uma resposta à sociedade.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves