A deputada Jandira Feghali (RJ), que indicou o ex-presidente como um dos agraciados, com apoio da deputada Luciana Santos (PE), disse que estar feliz não somente por ser ele um brasileiro exemplar, mas porque marcou seu nome também na história da educação.

Jandira fez uma analogia entre Darcy Ribeiro e Lula. “Cada um desses dois grandes brasileiros tem uma trajetória e uma história completamente diferentes, mas os dois se dedicaram fortemente ao povo brasileiro. Os dois se dedicaram fortemente ao processo civilizatório e com a possibilidade de gerar a interação entre as diversas possibilidades educacionais e de oportunidade de valorização da cultura e do povo”, afirmou.

Ela lembrou ainda que Lula foi o presidente que mais investiu no setor, transformando o perfil da educação nacional. “Durante seus dois mandatos à frente do Brasil, o orçamento da educação mais do que triplicou”, disse.

Daniel Iliescu observou que a relação da UNE com o ex-presidente Lula não se resume aos anos em que ele foi presidente.

"Esta relação data de pelo menos 35 anos de companheirismo político.  Nossa interpretação sobre o pedido dele para que nós da UNE o representasse para receber esse prêmio é um reconhecimento de que as conquistas alcançadas no país – durante o seu período na Presidência da República – só foram possíveis pela interação democrática e pelo protagonismo, pela convicção de Luta pela importância do movimento educacional", ressaltou Iliescu.

Pelo Movimento Todos pela Educação, recebeu o prêmio a diretora-executiva Priscila Cruz. Já o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e o diretor-geral do Senai, Rafael Luchesi, receberam o prêmio em nome do Senai.

O Prêmio Darcy Ribeiro foi instituído em 2000 pela Comissão de Educação, e tem por objetivo reconhecer as iniciativas que se destacam na defesa e na promoção da educação, especialmente as relacionadas à educação popular.

A escolha dos premiados em 2012 aconteceu em setembro do ano passado, em reunião da antiga Comissão de Educação e Cultura, hoje desmembrada para a criação de dois novos colegiados – um para a Educação e outro para a Cultura.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves