Eles se encontraram com o embaixador Maximilien Sánchez Arveláiz, a quem a presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRDN), Perpétua Almeida (AC), manifestou pesar, solidarizando-se com a família e o povo venezuelano, e lamentou a perda de um dos mais expressivos líderes políticos latino-americanos.

Estiveram na Embaixada da Venezuela e assinaram o livro de condolências, além de Perpétua, a líder do PCdoB, Manuela D’Ávila, a vice-presidente do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), o deputado Delegado Protógenes (SP) e a deputada Jô Moraes (MG) e os senadores Inácio Arruda (CE) e Vanessa Grazziotin (AM). 

A deputada Jandira Feghali também emitiu nota de pesar.

Nota da deputada Jandira Feghali (RJ) – O mandato da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) lamenta a morte do presidente da Venezuela, Hugo Rafael Chávez Frías, aos 58 anos, decorrente de um câncer, nesta terça-feira (05). Reconhecemos a luta do político latinoamericano por levar justiça social e mais igualdade a tantos venezuelanos, dentro de um programa político consistente. O político deixa um legado de muitas vitórias no campo das políticas públicas de inserção social e econômica da Venezuela. Chávez é um nome que inspira a luta por mais direitos ao povo e os venezuelanos perdem um grande gestor e líder socialista. Nós e a América Latina, como um todo, também. Mesmo com esta grande perda, nenhum de nós perdeu seu grande sonho: uma sociedade mais justa e menos desigual.

 

Nota da deputada Perpétua Almeida (AC) – Nesta ocasião do falecimento do Presidente Hugo Chávez, solidarizamo-nos com todos os venezuelanos. O mundo perde, em especial a América Latina, um dos mais expressivos internacionalistas, defensor intransigente dos processos de integração regional com justiça social. O presidente Hugo Chávez foi um dos principais entusiastas dos mecanismos de concertação política como o Mercosul, a UNASUL e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), fundamentais para o aprofundamento da autonomia política e econômica da nossa região. Sem sombra de dúvidas, o presidente Chávez transformou a Venezuela. Com coragem, direcionou as riquezas naturais do país para o atendimento das pessoas mais pobres e, a exemplo do Brasil, priorizou a inclusão social dos venezuelanos, marca indelével do seu legado ao país e ao mundo. Ao nos solidarizarmos com a República Bolivariana da Venezuela, parabenizamos suas autoridades e instituições que em meio à comoção, priorizaram a manutenção da ordem e da paz. Desejamos ainda que o processo de transição política transcorra dentro da normalidade e em pleno respeito à Constituição daquele país.

Assessoria de Comunicação

Liderança do PCdoB/CD

Tatiana Alves