Em pronunciamento na Câmara, a deputada Jô Moraes (MG) acusou a blogueira cubana de ser a “voz e as palavras dos norte-americanos”.  Ela ainda criticou o fato de os Estados Unidos manterem, desde 1998, cinco cubanos presos.

“Há 15 dias participei do 3º Encontro Internacional pelo Equilíbrio do Mundo na República de Cuba, onde estiveram presentes representantes de 44 países e 800 delegados. Tivemos a possibilidade de conhecer todas as medidas que o governo de Cuba vem realizando para desenvolver o seu país, para enfrentar o bloqueio dos Estados Unidos contra a pequenina ilha”, lembrou.

A senadora Vanessa Grazziotin (AM), que preside o Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, disse apoiar os protestos da Juventude Socialista (UJS) contra a blogueira cubana dissidente Yoani Sánchez. Para Vanessa, é “absurda e sem cabimento” a tentativa da oposição de convocar ministros e representantes diplomáticos para explicar a possível participação de um servidor da Presidência da República na organização das manifestações.

A blogueira cubana, cuja viagem a 14 países é financiada pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, em inglês), chegou ao Brasil na madrugada do dia 18 e tem sofrido críticas por apoiar, entre outras coisas, o embargo a Cuba. Ela se negou a assinar documento entregue pela UJS contra o embargo americano.

Nesta quarta-feira (20), a blogueira cubana Yoani Sánchez cancelou agenda turística em Salvador para aceitar convite do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) para participar na Câmara da exibição do documentário "Conexão Cuba-Honduras", do cineasta brasileiro Dado Galvão, que tem a participação da cubana e trata das restrições à liberdade de expressão em diferentes países.

Sua presença na Casa foi contestada por grupo de manifestantes, que mostravam notas de dólar, numa alusão de ser ela “vendida” aos interesses norte-americanos, e exibiam cartazes denunciando sua ligação com a Agência Central de Inteligência (CIA, em inglês).

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves