A bancada feminina da Câmara se reuniu nesta quarta-feira (20) para definir uma agenda prioritária de trabalho para 2013 e discutir os desafios da bancada, como também, solicitar do presidente empenho na melhoria da infraestrutura e o funcionamento da Procuradoria Especial da Mulher e de uma assessoria para a própria bancada.

A coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), elencou as prioridades da bancada destacando a aprovação das pautas relacionadas às temáticas da mulher, em especial, o projeto de lei nº 6653/2009,de autoria da deputada Alice Portugal, que trata da igualdade de oportunidade para mulheres e homens no mercado de trabalho. Essa é uma matéria considerada de interesse nacional pois permite combater a discriminação no acesso e incentiva a permanência no mercado de trabalho.

A deputada Alice Portugal (PCdoB) defendeu a presença da representação da bancada feminina no Colégio de Líderes, principalmente no sentido de garantir a opinião e compreensão de fatores de gênero nas diversas propostas em discussão na Casa, “muitas vezes não se tem a ideia de como dezenas de projetos influenciam no dia a dia das mulheres”.

Alice também defendeu uma melhoria na infraestrutura para o desenvolvimento dos trabalhos da bancada, “temos exemplos, de diversos parlamentos em outros países, de iniciativas e de boas práticas que colaboram para o melhor desempenho das atividades das bancadas femininas”.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse que será importante para esta nova gestão deixar algum legado relacionado com a valorização da mulher no parlamento. Durante a reunião também foram debatidos o encaminhamento de outros projetos para aprovação, o direito de voto da bancada feminina na reunião do Colégio de Líderes e a solicitação de uma audiência com a presidente Dilma Rousseff.

Mulheres no parlamento – As mulheres compõem 51,5% da população brasileira – o que equivale a mais de 100 milhões de brasileiras. Na Câmara, essa proporção é diferente: dos 513 parlamentares, apenas 44 são mulheres (8,57%).

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da Assessoria da Deputada Alice Portugal