Perpétua Almeida discute fronteiras e situação de estudantes brasileiros na Bolívia
A reunião de ministros, da qual a deputada é convidada como presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), discutirá ações conjuntas no combate ao tráfico de drogas nas fronteiras. Na oportunidade, a deputada participará também da assinatura do acordo de monitoramento comum com o uso de VANTs, veículos aéreos não tripulados, na fronteira Brasil-Bolívia.
Perpétua Almeida também se reunirá com parlamentares, com a presidente da Comissão de Relações Internacionais da Bolívia, deputada Erika Laura, e integrantes da Comissão de Educação para agendar audiência pública, na Câmara dos Deputados da Bolívia, com o objetivo de discutir com autoridades a situação de 12 mil brasileiros que estudam atualmente naquele país.
Os estudantes reclamam de maus-tratos por parte de policiais bolivianos, dificuldades na concessão de vistos e os altos preços cobrados na emissão de diplomas de conclusão de curso de graduação. No ano passado, Perpétua Almeida se reuniu, na CREDN, com autoridades daquele país para discutir esse tema, após receber denúncias de estudantes brasileiros.
A deputada adiantou que pretende agendar reuniões com autoridades bolivianas para discutir e buscar soluções imediatas para os problemas enfrentados pelos acreanos na fronteira Brasil-Bolívia.
“Precisamos de um esforço conjunto das autoridades de ambos os países para que possamos conviver dentro das normas do respeito e da boa vizinhança. A Bolívia precisa do Brasil e o Brasil precisa da Bolívia”, ressaltou.
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD