A antecipação aconteceu em virtude da urgência do tema, segundo explicou o deputado Daniel Almeida (BA), autor do requerimento para que a Câmara discutisse o tema.

O deputado, tão logo foi informado da demissão de cerca de 4 mil operários,  denunciou a iniciativa em plenário e solicitou a discussão na Comissão, já que o fechamento de 11 das 12 unidades do parque industrial da Vulcabrás na região de Itapetinga, interior da Bahia atingir as cidades de Caatiba, Itambé, Macarani, Itororó, Iguaí, Potiraguá, Ibicuí, Itaranti e Firmino Alves.

“As demissões provocarão um impacto econômico negativo na região”, afirmou Daniel Almeida. O parlamentar acompanha de perto a crise do polo calçadista e tem buscado formas para impedir as demissões.

A audiência do dia 18 será às 14h30 e foram convidados representantes da Vulcabrás Azaléia e dos ministérios do Trabalho e Emprego, da Indústria e Comércio e da Fazenda, e das secretarias estaduais da Bahia de Indústria e Comércio e de Trabalho.

Foram convidados, ainda, representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Calçados da Região de Itapetinga, das Centrais Sindicais, do Fórum de Entidades Não Governamentais de Itapetinga, e os prefeitos das cidades atingidas pela decisão.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Karlo Dias, da Assessoria de Imprensa do Deputado