A presidenta da CREDN, deputada Perpétua Almeida (AC), esclarece que requereu o debate para aprofundar as discussões nesse “momento em que se registra o protagonismo brasileiro no cenário internacional, aliado à sua pretensão em conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas”.

Para Perpétua, diante desse quadro, o tema defesa nacional ganha destaque na agenda geopolítica do país.

Perpétua Almeida adiantou, ainda, que o Ministério da Defesa está realizando estudos que visam modernizar e reequipar as Forças Armadas. “Dessa forma, a Comissão deve participar de forma intensa desses debates, atuando, inclusive, de forma proativa no processo de construção da política de defesa nacional do país”, ressalta a parlamentar.

O seminário, que será aberto às 14h30 de terça-feira no Auditório Nereu Ramos, terá a palestra inicial do ministro da Defesa, embaixador Celso Amorim. Na quarta, o encontro será das 9 às 18h, e o encerramento ficará a cargo do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e dos comandantes-gerais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Participarão, ainda, dos cinco painéis de debates, estudiosos, integrantes das Forças Armadas e os principais agentes que elaboram e executam a política de defesa do país.

Nesses dois dias será aprofundada a discussão pública acerca dos mais atuais e relevantes temas relacionados à defesa nacional, especialmente no contexto da geopolítica mundial contemporânea, em que o Brasil se sobressai como um ator capaz de definir tendências e de influenciar nas grandes decisões internacionais.

As inscrições podem ser feitas no link: http://www2.camara.gov.br/participe/eventos/seminario-estrategias-de-defesa-nacional

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da CREDN