A sessão solene será nesta sexta-feira(9), às 15h, e integra os eventos de comemoração dos 90 anos de fundação do PCdoB. Na ocasião serão lançados os livros com suas biografias. Assista ao vivo na TV Câmara (www.camara.leg.br/tv).

Em convite assinado presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e pelo secretário de Organização, Walter Sorrentino, são lembrados a comemoração dos 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil e, em sequência, o vitorioso protagonismo do PCdoB nas recentes eleições municipais.

“O PCdoB, orgulhoso do feito de João Amazonas e Maurício Grabois como próceres políticos do país e liderando a trajetória do Partido Comunista do Brasil desde a luta contra o Estado Novo, e ciente das imensas contribuições deles à luta social em nosso país, quer honrar o legado deles perante a nação”, ressalta o texto.

O convite é extensivo a todas as lideranças políticas, sociais e culturais do mundo democrático e progressista do país e em todos os estados, pedindo a união de todos a “essa justa homenagem prestada pela Câmara dos Deputados, honrando-nos com a presença ou enviando mensagens à Presidência da Casa alusivas ao evento”.

O texto ressalta que “a homenagem presta tanto tributo à memória desses elevados combatentes, quanto educa a consciência dos que mantêm elevada a consciência por transformações avançadas em nosso país, no rumo socialista”.

Para o PCdoB, “cultivar a memória de lutas de João Amazonas e Maurício Grabois é a reiteração de compromisso com o Brasil, os brasileiros e o socialismo. É modo também de elevar bem alto o esforço pela construção de um forte PCdoB, temperado na luta, firme nos princípios e sólidos nos seus fundamentos militantes”.

Maurício Grabois foi líder da bancada comunista na Assembleia Constituinte de 1946, da qual participaram João Amazonas e mais 14 comunistas, todos cassados em janeiro de 1948.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Publicado originalmente em 22/10/2012