A presidenta da CREDN, deputada Perpétua Almeida (AC), propôs a discussão com o objetivo de discutir com especialistas, diplomatas e deputados as razões estratégicas para o Brasil participar do processo de paz no Oriente Médio, bem como fortalecer as relações bilaterais e multilaterais com os países do Oriente Médio e Norte da África.

Na discussão serão aprofundados temas como a eclosão da chamada Primavera Árabe, em 2011, a guerra civil na Síria, as tensões entre Israel e Irã e o surgimento de novas lideranças em países do Oriente Médio e Norte da África, considerados acontecimentos que merecem um olhar mais aguçado do Congresso Nacional, tendo em vista as várias implicações geopolíticas subjacentes.

Programação:
Das 9h às 13h – Deveres e responsabilidades do Brasil no Oriente Médio
– A Política Externa do Brasil para o Oriente Médio – Cesário Melantonio Neto, embaixador extraordinário para o Oriente Médio, Irã e Turquia.
– Primavera Árabe e as alterações geopolíticas na região – Hussein Ali Kalout, assessor internacional do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
– As empresas brasileiras no Oriente Médio e o seu contexto geoestratégico – Thiago de Aragão, consultor e estrategista internacional.
– Missão de Paz no Oriente Médio – contra-almirante Luiz Henrique Caroli, subchefe de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e primeiro comandante brasileiro da Força Tarefa Marítima (MTF), no Líbano.

Das 14h às 18h – Os meios de comunicação em zonas de conflito
– O papel do correspondente internacional no Oriente Médio – Samy Adghirni, chefe do escritório da Folha de São Paulo em Teerã, Irã.
– A Liberdade de Expressão e o Conflito Israel-Palestina – Ari Peixoto, Jornalista e ex-correspondente da TV Globo em Israel.
– Jornalismo de Paz – Marcelo Rech, analista internacional e especialista em defesa, editor do InfoRel.

Local: Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da CREDN