Luciana Santos, líder do PCdoB na Câmara, avalia que é um cenário de muita afirmação da presença do PCdoB na cena nacional, principalmente com a participação feminina muito ativa.

O partido teve mulheres na disputa em seis capitais, com Ângela Albino (Florianópolis), Manuela D’Ávila (Porto Alegre), Isaura Lemos (Goiânia) e Vanessa Grazziotin (Manaus), que disputa o segundo turno, e duas candidatas a vice, sendo Nádia Campeão (SP, com Fernando Haddad) e Olívia Santana (Salvador, com Nelson Pelegrino. Nas três primeiras havia melhores possibilidades de ir para o segundo turno.

“Neste cenário, o PCdoB lançou o seu maior projeto eleitoral dos últimos tempos. E os resultados deste primeiro turno são positivos, pois mostram um avanço gradativo da legenda e um realce de seu papel político e visibilidade perante o povo”, afirma.

De acordo com a líder, a boa avaliação é uma afirmação do projeto político comandado pelo ex-presidente Lula, pela atual presidente Dilma, e reflete uma eleição plebiscitária do julgamento desse projeto político que está em curso no país. “A justeza das nossas ideias, os caminhos que nós temos percorrido se refletiram nas urnas”, disse.
Segundo Luciana Santos, a base política foi capaz de apoiar o governo em momentos críticos. “Nós estamos vendo a nossa base de apoio, a base de sustentação do Governo Dilma, navegar no sentido positivo, porque o resultado das eleições, no primeiro turno, afirma a presença dos partidos políticos que dão sustentação à base da nossa Presidenta Dilma”.

Hegemonia –  Os partidos da base aliada do governo Dilma tiveram um desempenho muito bom. O PSB elegeu 436 prefeitos – 42% a mais do que na eleição de 2008. O PT cresceu: são 628 prefeitos, 14% a mais. O PMDB elegeu o maior número de prefeitos – 1025.

Já os partidos de oposição ao governo perderam representatividade. O PSDB perdeu 12% prefeituras, com 693 prefeitos eleitos, e o Democratas ficou com 275 prefeitos – 44% a menos.

“É importante também dizer que não há nesse resultado clara hegemonia de nenhum partido político. A eleição se deu de maneira pulverizada, refletindo a diversidade, a pluralidade, a representação da base social do povo brasileiro, com uma diversificação muito grande das forças”.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves