Nos dois encontros que manteve com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, a deputada Jandira Feghali (RJ) acertou uma reunião de Marta com todos os membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura ainda este mês.

Logo após a posse de Marta Suplicy, a deputada esteve no Minc e elogiou a postura da nova ministra de abrir o ministério para, de imediato, ouvir a representação do Congresso Nacional.

“A Frente desenvolve um trabalho importante no monitoramento das matérias prioritárias para a cultura e o pronto atendimento à nossa solicitação de audiência é um indicativo de que o ministério será nosso parceiro na luta pela aprovação desses projetos”, afirmou Jandira.

No encontro, a deputada apresentou uma análise da gestão que findou, fez uma abordagem conceitual, legislativa e orçamentária, elencou a pauta prioritária da Frente e tratou de assuntos importantes. Realçou a importância do programa Cultura Viva, a necessidade de avançar na temática dos direitos autorais, Vale Cultura, Procultura, linhas de Economia Criativa, intercâmbio internacional, entre outros.

Propôs, ainda, uma série de agendas com representações chave das mais diversas linguagens culturais.

Pro-Música – Como parte dessa agenda, após visita que fez à Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Fundação Casa de Rui Barbosa, a ministra esteve com a deputada no Rio para um encontro com integrantes do Grupo de Apoio Parlamentar Pró-Música (GAP).

O objetivo do encontro foi o de debater e mobilizar as pautas políticas relacionadas à música para a sociedade. Entre os presentes estavam Ivan Lins, Tim Rescala, diretor do SindMusi, Carlos Mills, Leoni e Fernanda Abreu.
Dentre os assuntos debatidos, destacou-se a necessidade de revisão da Lei do Direito Autoral e a regulação do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Para Jandira Feghali, é preciso manter um acompanhamento por parte do governo nas atividades do Ecad. "O Ecad é um monopólio privado e precisa ser monitorado por algum órgão do governo. É assim no mundo inteiro", afirmou.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves