O deputado Assis Melo (RS) recebeu no Plenário da Câmara dos Deputados grupo de dança gaúcha ao final da sessão solene realizado nesta terça-feira (18) para homenagear os heróis da Guerra dos Farrapos.

Para o parlamentar, a cerimônia é uma maneira de manter viva a história de resistência e luta do povo do Rio Grande do Sul . A Revolução Farroupilha contra o império completa 176 anos no próximo dia 20 de setembro.

“O movimento denunciava a penalização dos produtos agropecuários, principalmente o charque, com altos impostos e, também, a expropriação e desvio dos recursos acumulados no estado, na maioria das vezes para pagar dívidas federais junto à Inglaterra”, lembra Assis Melo.

O deputado lembra que, mesmo antes do fim da escravidão (maio de 1888), os negros que integraram o movimento farroupilha tiveram sua liberdade concedida em 1837 e 1838.

Deputados gaúchos de várias legendas se pronunciaram em sessão. O deputado estadual Frederico Antunes (PP-RS) parabenizou a iniciativa proposta pelos conterrâneos Assis Melo (PCdoB) e Giovani Cherini (PDT).
“Foi uma batalha pela dignidade de nós gaúchos. O Brasil como um todo entendeu que devemos estar sempre unidos e aliados porque só assim seremos fortes como República”, afirmou Antunes.

Maria Guerra , presidente do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Estancia Gaúcha do Planalto, agradeceu no plenário da Casa a homenagem. Ela é a primeira mulher a comandar um CTG em Brasília. “Trabalho há 33 anos em defesa da preservação da nossa cultura”.

Projeto – Deputados gaúchos cobraram aprovação de proposta (6316/09) que autoriza o Executivo a instalar lojas francas (free shops) nas “cidades gêmeas” nas regiões de fronteira. A Câmara analisa o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 6316/09, do deputado Marco Maia.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves