A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC), que preside a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, é a autora da Lei nº 12447/11, que inscreve o nome do grupo “Seringueiros Soldados da Borracha”, no Livro dos Heróis da Pátria.

Segundo a parlamentar acreana, mais de 65 mil brasileiros entre homens e mulheres, idosos e até crianças, deslocaram-se do nordeste para a Amazônia, durante a 2ª Guerra Mundial, para trabalhar na produção extrativista do látex para suprir as necessidades de borracha durante o conflito mundial.

“Os Soldados da Borracha contribuíram com suas vidas para o bom desenvolvimento e proteção do povo brasileiro”, lembrou a deputada. Jovens das regiões Norte e Nordeste foram convocados, àquela época,, para servirem no esforço de guerra para a produção da borracha nos seringais da Amazônia.

Participaram da solenidade 16 seringueiros Soldados da Borracha do Acre e de Rondônia.

Os seringueiros também estiveram com o secretário Geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho, acompanhados do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de Perpétua Almeida.

Reconhecimento – Pela manhã, um grupo de “Seringueiros Soldados da Borracha” visitou a Câmara dos Deputados para pressionar e pedir agilidade na votação da Proposta de Emenda à Constituição nº 556/02, que equipara a pensão dos Soldados da Borracha ao soldo dos ex-combatentes de guerra, conhecidos como pracinhas.
A deputada Perpétua Almeida (AC), presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, recebeu os seringueiros e garantiu que continuará unindo esforços para que a matéria seja apreciada com urgência. A deputada fez um apelo aos parlamentares, principalmente das bancadas do Norte e do Nordeste para que lutem pela aprovação da PEC.
“Essas pessoas não podem mais esperar. Precisamos fazer justiça e pagar uma aposentaria digna a esses brasileiros que lutaram pela Pátria e ajudaram no desenvolvimento do Brasil”, defendeu.
Perpétua Almeida, que relatora da PEC, explicou ainda que, de acordo com a proposta, a pensão dos Seringueiros Soldados da Borracha passará de dois para sete salários mínimos, além de gratificação natalina. A matéria aguarda para ser apreciada no Plenário da Câmara dos Deputados.
Durante a visita, dona Vicência Bezerra da Costa, 80 anos, lembrou emocionada dos 34 anos que morou na região do seringal e do árduo trabalho de extrair látex. “O Brasil precisa reconhecer nossa luta e garantir uma velhice digna para quem defendeu e lutou pelo Brasil”.
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da Assessoria da Deputada