O chefe da Assessoria de Planejamento Institucional do Ministério da Defesa, general Júlio Amo Júnior, afirma que o livro, enviado ao Congresso no dia 17 de julho, tem como objetivo aumentar o nível de segurança do país e atende a uma demanda internacional, uma vez que vários países já possuem documentos semelhantes.

Autora do requerimento que propôs o debate, a deputada Perpétua Almeida (AC) afirmou que o Livro Branco merece ser melhor discutido na Câmara. O debate, a seu ver,  permitirá que o Parlamento acompanhe de forma mais concreta o orçamento e o planejamento plurianual das Forças Armadas.

Segundo o general Júlio de Amo Júnior, a audiência faz parte do processo de discussão da versão preliminar do Livro Branco entregue, no primeiro semestre, ao Congresso Nacional.

Perpétua Almeida anunciou, ainda, que vai articular com as lideranças e deputados membros da CREDN a criação de um grupo de parlamentares que terão como tarefa visitar os estados para debater com a população o Livro Branco de Defesa Nacional.
“Acho importante que o Poder Legislativo discuta com a população os projetos estratégicos das Forças Armadas. Vamos priorizar essas ações em regiões fronteiriças", disse ela.

Subcomissão – Recentemente, parlamentares membros da CREDN aprovaram a criação de Subcomissão Permanente das Forças Armadas, no âmbito da Comissão. Com a decisão, o Poder Legislativo acompanhará os projetos estratégicos desenvolvidos pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.

Na avaliação dos deputados, a criação da Subcomissão poderá aproximar o Parlamento da realidade do trabalho desenvolvido pelos militares no Brasil e no exterior. “Acredito que a Política de Defesa Nacional já transcende a área militar. Hoje, o tema tornou-se um assunto de interesse da sociedade, e o Poder Legislativo deve trabalhar para que a sociedade civil participe desse debate e acompanhe os trabalhos realizados pelas Forças Armadas”, defendeu Perpétua Almeida.

O Livro Branco é um documento público, em forma de livro, que expõe a visão do governo sobre o tema da defesa. O documento divulga e detalha, às comunidades nacional e internacional, a política e a estratégia de defesa do país, bem como os meios disponíveis e a articulação das Forças Armadas.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves, com informações da Assessoria da Deputada