Entre os temas de interesse do Piauí, foram tratados a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, a discussão sobre a Mata Atlântica no estado, o parecer do ministério sobre as hidrelétricas, o Plano Arqueológico do IPHAN para a cidade de São Raimundo Nonato e o Programa Água Para Todos.

A defesa da existência de vegetação da Mata Atlântica no Piauí vem sendo feita por ambientalistas, cientistas e técnicos para a preservação do bioma no estado, porém, não é reconhecida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente nem pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além disso, outra discussão importante foi sobre a possibilidade de que as hidrelétricas sejam leiloadas pelo Ministério das Minas e Energia. Outro problema levantando foi sobre a suspensão do Programa Luz Para Todos em São Raimundo Nonato.

“O IPHAN está querendo empurrar para a Eletrobras um Plano de Arqueologia e proibiu a realização do programa na cidade. E o programa Água para Todos também está suspenso, porque, para equipar os poços, precisa de energia”, declarou o senador Wellington Dias.

A audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, contou ainda com a presença do secretário Estadual do Meio Ambiente, Dalton Macambira.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da Assessoria do Deputado