Protógenes Queiroz aposta em melhor qualificação de trabalhadores de telemarketing

Segundo ele, nenhum diplomata brasileiro, por exemplo, fala chinês. “O Brasil está com uma série de desafios, uma série de demandas que nós precisamos superá-los e vamos superá-los”, disse.
Segundo o deputado, o mercado nacional de contact center conta atualmente com cerca de 1,3 milhão de pessoas. Somente no estado de São Paulo, são 400 mil profissionais e 160 mil posições de atendimento, com previsão de abertura de 32 mil novas vagas para este ano.
Em todo o país, informa Protógenes, o setor ainda consolidou 1,5 bilhão de chamadas por mês, o equivalente a sete ligações por cada brasileiro em 2011, o que enseja um grande debate sobre o impacto desse setor na Copa do Mundo de 2014.
A audiência pública, realizada nesta terça-feira (10) pela Comissão de Turismo e Desporto, contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Telemarketing e Call Center da Grande São Paulo, Marco Aurélio Oliveira, que defendeu a qualificação dos profissionais do setor, como o ensino da segunda língua.
Ele reconheceu que o atendimento é ruim, mas atribuiu à falta de qualificação dos trabalhadores. Em São Paulo, apenas cerca de 4 mil trabalhadores são bilíngues, ou seja, 1% dos 400 mil profissionais. Ele defende o ensino de uma segunda língua para melhor atender os turistas da Copa do Mundo.
Essa opinião foi compartilhada pelo presidente da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente, Roberto Meir. Mas observou que as pessoas que têm domínio de uma segunda língua não têm interesse em trabalhar no setor.
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da Assessoria Técnica