A deputada Jô Moraes (MG), em discurso da tribuna da Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (20), defendeu as medidas da presidenta Dilma Rousseff para enfrentar a crise econômica mundial.

Ela destacou, entre as medidas, a redução da Taxa Selic, utilizada como referência pela política monetária. “A presidente tem tomado algumas medidas corajosas no enfrentamento de alterar a política macroeconômica vigente neste país, que só favorecia o sistema financeiro. Ao reduzir a Taxa Selic, ela dá um passo significativo; ao pressionar os bancos públicos brasileiros a reduzir os seus spreads, ela também busca pressionar o mercado nesse sentido”, afirma.

Mas a deputada critica os altos juros da dívida pública brasileira e afirma que é preciso “estancar a sangria” de US$ 236 bilhões anuais, ou 5,6% do PIB, valor relativo a 2011. Embora reconheça os esforços do governo da presidente Dilma Rousseff, inclusive com “medidas avançadas”, Jô Moraes advertiu que é preciso mais. E cita, como principal bandeira do PCdoB, a retomada da industrialização, “para que o Brasil não fique refém da crise econômica mundial que já apresenta reflexos no país”, defende.

Industrialização – Jô Moraes lembra que o partido defende a retomada da industrialização do país a partir de quatro questões fundamentais: definição do papel do Estado, e de parcerias, através de seus instrumentos financeiros e fiscais; definição, amplamente acordada, de prioridades a serem atacadas; elevação das capacidades tecnológicas, aumentando a capacidade de investimentos e de execução de projetos de inovação partindo do pressuposto da mais plena integração entre universidades, empresas e sistema financeiro; e promoção do desenvolvimento industrial de forma mais equilibrada e de âmbito nacional, que sirva para atenuar as disparidades regionais.

Segundo ressaltou, uma empreitada desta monta é tarefa de longo fôlego, que vai requerer grandes esforços educacionais, entre os quais se destaca a formação de numeroso contingente de engenheiros. O conjunto destas iniciativas pode-se constituir em uma política industrial, carro chefe da política de desenvolvimento nacional.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves