A presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (AC), idealizadora do evento, explicou que o objetivo do "Arboreto das Nações" é representar a união dos povos em prol de um planeta sustentável. “A discussão sobre sustentabilidade e meio ambiente deve ser feita pela nossa Comissão e também por todos os que se preocupam com o futuro do planeta” destacou a deputada.

A deputada Perpétua Almeida enfatizou, ainda, a simbologia da parceria com as embaixadas: “esta ação demonstra a disposição para o debate sobre a construção de um mundo sustentável que será realizado na Rio+20” lembrou a deputada Perpétua.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT/RS), do vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli, parlamentares, mais de 70 embaixadores e diplomatas de países estrangeiros. O evento promoveu o plantio de 70 tipos diferentes de árvores pelos representantes diplomáticos presentes ao evento.

O plantio faz parte do conjunto de ações que estão sendo promovidas pela Câmara dos Deputados, em sintonia com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Durante a Rio+20, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional irá montar um gabinete no evento para receber as representações diplomáticas e também os Grupos de Amizade entre o Brasil e os países participantes do encontro das Nações Unidas para discutir sustentabilidade.

Programa “Brasília Cidade Parque” – Durante a solenidade, o deputado Marco Maia (PT/RS),  o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli, e a deputada Perpétua Almeida, assinaram decreto ampliando a área do Parque dos Constituintes, que fica atrás da Praça dos Três Poderes, e a adesão da Câmara dos Deputados ao Programa “Brasília Cidade Parque”, do GDF, que visa à implantação e revitalização dos parques e unidades de conservação da cidade.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Vanessa Marques, da CREDN