A Comissão de Educação e Cultura aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (16), o parecer da deputada Alice Portugal (BA) favorável à criação da Universidade Federal do Sul da Bahia – Ufesba (PL nº 2207/11), de autoria do Executivo.

A deputada federal informou que a unidade beneficiará uma população de quase 4 milhões de 75 municípios que integram as microrregiões de Ilhéus/Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. “É extremamente significativo o alcance da criação da instituição para toda a região”.

Alice afirma também que a criação da Ufesba trará inúmeros benefícios para a região, em especial para as cidades-polos das microrregiões – Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro – e seu entorno, “ampliando a oferta de ensino superior e, ao mesmo tempo, gerando conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento, à prosperidade e ao bem-estar”.

Ela destacou ainda que o aspecto multicampi irá beneficiar as cidades do sul e extremo-sul baiano “contribuindo de forma estratégica para a defesa dos nossos recursos naturais, gerando um desenvolvimento sustentável”.

Para a deputada, a implantação dessa universidade federal, com campi em Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro, significará, nessas cidades, “a oportunidade de acesso ao ensino superior para milhares de pessoas, famílias com renda insuficiente para manter seus filhos em universidades públicas federais distantes ou para assumir compromissos com mensalidades em universidades privadas”.

O projeto define como sede da universidade o município de Itabuna, um dos polos regionais do sul baiano. Com a característica multicampi da instituição, a Ufesba estará também fisicamente instalada nos municípios de Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da Assessoria da Deputada