A retomada do acordo e a tentativa de acelerar as obras trarão ao Acre autoridades dos dois países durante reunião ampliada, em Cruzeiro do Sul, organizada pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Segundo a presidenta da Comissão, deputada Perpétua Almeida (AC),  a integração transfronteiriça com o eixo Vale do Juruá-Ucayali é uma ntensa luta política do estado do Acre. "É também uma meta que o governo brasileiro adotou como núcleo da política externa para efetivar a integração com os  vizinhos e irmãos latino-americanos”.

Ela ressaltou ser “essencialmente importante que os negócios formalizados entre Brasil e Peru aconteçam nos dois sentidos”.

Esse compromisso recíproco para a construção da ferrovia foi tema de um encontro, na manhã desta quinta-feira (19), entre o embaixador peruano Jorge Bayona Medina e a deputada Perpétua Almeida, na Presidência da Comissão.

A integração fronteiriça nesses moldes está contemplada em um Protocolo de Intenções de cooperação assinado pelos então presidentes Lula e Alejandro Toledo, em 2009, durante missão diplomática no Acre, coordenada pelo, á época, presidente da Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães. Com o documento, foi garantida a inclusão da proposta na agenda dos dois presidentes.

Em abril do ano passado, os governadores Tião Viana (Acre) e Jorge Velasques (Ucayali), durante ato em Rio Branco, expuseram o projeto a uma missão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para tratar do financiamento dos estudos de viabilidade da conexão ferroviária.

O embaixador Jorge Medina adiantou que o governo peruano mantém o esforço mútuo para concretizar o projeto. “Muito nos interessa que o intercâmbio seja breve, progressista e íntegro, como tem sido as relações com o seu país”, disse ele á deputada.

Para o encontro em Cruzeiro do Sul, informa a deputada acreana, serão convidados representantes do setor produtivo no estado, parlamentares, comerciantes, industriários, prefeitos e sociedade civil da região do Juruá.
A ferrovia tem um grande apelo turístico e, sobretudo, comercial. Ligará o Rio de Janeiro a Ucaially, passando por Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás Mato Grosso, Rondônia e Acre, cujos trechos por onde passarão os trilhos da ferrovia ficam entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO), numa extensão de 1.500 quilômetros, até chegar na divisa do Brasil com o Peru, passando por Porto Velho (RO), Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC).

A viabilidade comercial do intercâmbio Brasil-Peru a partir do Acre ficou comprovada  com importação de produtos hortifrutigranjeiros – um volume de 24 toneladas – intermediada pela Assembleia Legislativa junto a empresários acreanos e peruanos.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Asem Neto, Ascom/CREDN