A Comissão de Trabalho da Câmara aprovou nesta quarta-feira (18) projeto de lei (PL 5.746/05), aprovado no Senado, que reduz de 60 para 30 quilos a carga máxima que um trabalhador pode carregar individualmente. O projeto altera o artigo 198 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os 60 quilos é adotado há mais de um século.

Mesmo depois de muito tumulto e cinco pedidos contra, o projeto foi aprovado por 17 votos a favor. O deputado Assis Melo (RS) lembra que o projeto está na Câmara dos Deputados há três anos e já era hora de ser aprovado. “Com o avanço da tecnologia, as condições de trabalho precisam ser melhoradas”, afirma.

Nessa mesma linha interviram os deputados Chico Lopes (CE) e Alice Portugal (BA). Para Chico Lopes, é evidente que há 50 anos a tecnologia não era tão avançada quanto hoje: “A tecnologia vem mudar as condições de trabalho do funcionário e por isso sou totalmente a favor”, ressalta o deputado.

Agora, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça. De acordo com o projeto, a lei só entra em vigor após um ano da data de sua publicação.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves, com informações do Blog da Liderança