Após diversas paralisações da categoria em 2011 e no início de 2012, as reivindicações dos enfermeiros serão atendidas. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (11) o projeto de lei 4.924/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que fixa o piso salarial de enfermeiros em R$ 4.650.

O PL dispõe sobre o Piso Salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira e contou com a pressão da categoria, presente ao plenário da comissão para garantir o apoio dos parlamentares na matéria.

O relator, deputado Assis Melo (RS), acentuou que um piso salarial digno desestimula que os trabalhadores mantenham diversos empregos em detrimento da saúde deles e de seus pacientes. “Nossa realidade demonstra que grande parte dos profissionais da saúde se submete a longas jornadas e a múltiplos vínculos contratuais", disse Assis Melo.

Por sugestão do deputado Assis Melo, a comissão acolheu emenda anteriormente aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família, que fixa o salário dos técnicos de enfermagem em 70% do piso (R$ 3.255), em vez dos 50% previstos no projeto original.

Agora o PL será analisado na Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania (CCJC), antes de seguir para apreciação do Senado Federal, já que é terminativo.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves, com informações do Blog da Liderança