As conversas do Deputado Protógenes, acontecidas no início de 2011, aconteceram no contexto decorrente da “Operação Satiagraha”, comandada pelo deputado como delegado, da Polícia Federal, à época. Como esclareceu o deputado Delegado Protógenes, naquela operação, o citado Ildaberto Matias Araújo – o “Dadá” – fez parte da equipe policial na qualidade de oficial da inteligência. Desse modo, a relação funcional estabelecida entre os dois decorreu do cumprimento de suas atribuições legais como servidores públicos.

Isso deixa claro que não houve nenhuma ligação entre as conversas divulgadas que possa ser associada às atividades do suposto esquema ilegal de Carlinhos Cachoeira.

O deputado Protógenes foi o primeiro membro da Câmara a encabeçar o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o suposto esquema criminoso de Cachoeira e sua quadrilha. E isso pode ter ensejado a tentativa de atacá-lo.

Nossa Bancada apoiou essa iniciativa, bem como apoia agora a constituição da comissão parlamentar mista de inquérito, com membros da Câmara e do Senado.

Brasília, 11 de abril de 2012.
Deputado Osmar Júnior
Pela Liderança do PCdoB/CD