A Frente Parlamentar Brasil-China foi reinstalada nesta quarta-feira (21) em ato solene, com a presença do embaixador da China no Brasil, Li Jin Zhang. O presidente do grupo, Osmar Júnior, define que uma das prioridades é a de estreitar as relações entre os dois países. Ele também destacou a relevância do Grupo Parlamentar – organização suprapartidária que conta com 200 deputados – e sua determinação em desenvolver, ainda mais, o intercâmbio entre os dois países amigos.

“É uma responsabilidade, pois termos a China como principal parceira do Brasil. Só em 2011, o comércio bilateral rendeu R$ 80 bilhões”, lembra Osmar Júnior.

Na avaliação do deputado Daniel Almeida, 1º vice-presidente e companheiro de partido, é preciso fortalecer as relações bilaterais, inclusive com o objetivo de revigorar o comércio e a política entre os dois países.

A China é o maior exportador mundial e o terceiro maior importador. Hoje, é o principal parceiro comercial brasileiro. O embaixador demonstrou entusiasmo em desenvolver relações comerciais e políticas e, ao mesmo tempo, ‘cheio de confiança”, como Li Jin Zhang mesmo disse. Ele aproveitou para convidar a todos a participar das comemorações dos 200 anos de imigração chinesa no Brasil que se aproxima.

" Cooperação entre os países tem um futuro muito grande. Especialmente no contexto especial que estamos vivendo, com mudanças estruturais no mundo e essa relação tem um significado estratégico", ressaltou o embaixador.

A deputada Perpétua Almeida (AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), que mais cedo acompanhou a delegação oficial da China em visita ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia, também esteve no ato solene.

A reinstalação do grupo contou com a presença do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, ex-presidente do grupo, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e parlamentares de diversos partidos, a exemplo da Líder do PSB na Câmara, Sandra Rosado (RN), além de representantes do corpo diplomático de Brasília.

Cargos – Saiba como ficaram distribuídos os 15 cargos do Grupo Parlamentar Brasil-China:
Presidente: Dep. Osmar Junior (PCdoB-PI); 1º Vice-Presidente: Dep. Daniel Almeida (PCdoB-BA); 2º Vice-Presidente: Dep. Edson Santos (PT-RJ); 3º Vice-Presidente: Dep. Jungi Abe (PSD-SP); 1º Secretário: Dep. Osmar Terra (PMDB-RS); 2º Secretário: Dep. Oziel Oliveira (PDT-BA); 3º Secretário: Júlio Delgado(PSB-MG); 1º Tesoureiro: Dep.Arnaldo Jardim (PPS-SP); 2º Tesoureiro: Dep. Claudio Cajado (DEM-BA); Vogal: Jandira Feghali (PCdoB- RJ); Vogal: Duarte Nogueira (PSDB-SP ); Vogal: Hugo Napoleão (PSD-PI), Vogal: Espiridião Amin (PP-RS); e 3º tesoureiro Magda Mofatto (PTB-GO), Vogal: Vieira da Cunha (PDT-RS).

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves