A deputada Luciana Santos (PE), líder do PCdoB na Câmara, teve requerimento de sua autoria aprovado na Comissão Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática nesta quarta-feira (21) para a realização de audiência pública para debater o fortalecimento do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e a recuperação da Estação Antártica Comandante Ferraz, destruída por um incêndio em fevereiro.

Também assinaram o requerimento a deputada Perpétua Almeida (AC), que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional; e Jô Moraes (MG), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Proantar.

"A iniciativa das deputadas Jô e Perpétua trata-se de um fato importante porque o programa é estratégico. É fundamental debater a consequência desse fato no que diz respeito à questão ambiental, principalmente às vésperas da Rio + 20", afirmou Luciana Santos.

Como a intenção é a de ouvir cientistas e pesquisadores ligados ao Proantar, segundo a deputada Jô Moraes, o requerimento não convida militares da defesa. Foram convidados o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Elias; o professor Jefferson Cardia Simões, PhD em Estudos Polares (Glaciologia) – pelo Instituto de Pesquisas Polares Scott, Universidade de Cambridge, Inglaterra – e delegado brasileiro no Comitê Científico Internacional de Pesquisa Antártica;  a professora Yocie Yoneshigue Valentin, doutora pela Universidade de Marseille II, França e coordenadora geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais; e José Retamales Espinoza, PhD, diretor do Instituto Antártico Chileno e ex-presidente do Conselho de Gestores de Programas Nacionais Antárticos.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves
Com informações do Blog da Liderança