O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em reunião conjunta realizada, nesta quarta-feira, pela Comissão de Educação e Comissão Especial do Plano Nacional de Educação – PNE apresentou as novas metas para a educação de acordo com a proposta do PNE que tramita na Casa. Segundo ele, “toda a sua gestão estará ancorada no novo Plano”.

Mercadante também defendeu que o PL 8.035/10 deva ser apreciado ainda neste semestre, antes que haja desmobilização em razão das eleições municipais do segundo semestre.

Quanto à questão da definição do índice de investimento do PIB não houve avanço na discussão. No entanto, o ministro assumiu compromisso junto às comissões de conseguir o envio (ainda no mês de março) de um representante da área econômica para discutir com os parlamentares e MEC o percentual de investimento. Mercadante ainda destacou a questão da vinculação de recursos do pré-sal para a educação. Segundo ele, este pode ser um caminho para o setor conseguir elevar mais rapidamente os investimentos que possibilitarão um salto do setor.