Luciana Santos fala com orgulho da trajetória do partido desde a sua formação, em 1922. A líder lembra figuras intelectuais comunistas importantes, como Astrojildo Pereira e Octávio Brandão, mas sem esquecer os mais contemporâneos. Luciana ressalta em seu discurso, ainda, a importância do partido nas lutas em defesa da democracia.

Ela destaca também a atuação do partido a partir das eleições do ex-presidente Lula, em 2003, e da presidente Dilma, em 2010.  "O PCdoB desde o princípio defendeu a formação de uma frente de esquerda para lançar Luiz Inácio Lula da Silva candidato à Presidência da República,
tendo apoiado o PT nas eleições de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Na última campanha presidencial, o partido apoiou Dilma Rousseff", diz.

Para o futuro do partido e do país, ela projeta: "Para avançar na implementação de um novo modelo de desenvolvimento nacional será necessário pôr fim à política econômica conservadora. Igualmente importante é a luta democrática por reformas estruturais – como as
reformas política, educacional, tributária, agrária e urbana. Também é necessário mobilizar amplas forças contra o monopólio da mídia e pela democratização da comunicação".

E complementa: "É esse socialismo renovado pela experiência histórica que apontamos como rumo, como alternativa capaz de assegurar um novo avanço civilizacional para o país, tendo como caminho a concretização de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento".

Luciana também convidou a todos para os festejos de 90 anos: "É uma festa dos comunistas, dos trabalhadores; é uma festa da democracia brasileira da qual o Partido Comunista do Brasil tem sido um guardião, mesmo à custa de muitas vidas. Os democratas, os patriotas são todos bem-vindos às comemorações deste acontecimento histórico".

Convite – A programação comemorativa do aniversário de 90 anos do PCdoB começa no dia 19 de março com exposição iconográfica na Câmara dos deputados. Uma versão compacta dessa exposição circulará o país ao longo do ano.

No dia 24 de março, a cidade maravilhosa recebe às 19h, na casa Vivo Rio, a festa nacional dos 90 anos do PCdoB, com programação cultural e política que contará com a presença de representações do Partido de todo o país, além de convidados, aliados, amigos e delegações estrangeiras.

No dia 26 de março, às 17h, acontece a Sessão Especial do Congresso Nacional em homenagem aos 90 anos do PCdoB, no Plenário do Senado Federal.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves