Frente Pró-Antártica negocia MP para injetar R$ 40 milhões na Estação Comandante Ferraz
A deputada também negocia que cada um dos integrantes do grupo – 101 deputados e 27 senadores – que destine uma emenda de R$ 500 mil à Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano, já que a desse ano já foi aprovada, para auxiliar nos trabalhos de reconstrução da base. “Nós queremos agilizar os recursos para que a Estação Comandante Ferraz se reerga o quanto antes”, disse. Chico Lopes (CE) promete apoio. “Nossa participação é fundamental, principalmente pela importância das pesquisas desenvolvidas”.
O contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, responsável por gerenciar o Programa Antártico Brasileiro, afirmou nesta quarta-feira (29), na reunião da Frente, que ainda não há estimativas de recursos totais necessários. “A medida provisória seria apenas um valor inicial. Não temos oficialmente um número”.
Na próxima terça-feira (6), será realizada uma audiência pública conjunta das Comissões de Meio Ambiente (CMA), de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), do Senado. Entre os convidados, representantes dos ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia, além de pesquisadores envolvidos no Proantar, como o diretor do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jefferson Simões.
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves