O ministro solicitou ao presidente do Congresso, José Sarney, para ser ouvido pelos parlamentares sobre as supostas denúncias contra a destinação de verbas do ministério para prevenir desastres naturais, que teriam privilegiado Pernambuco, seu estado de origem.

Apesar das explicações dele e do governador Eduardo Campos sobre a  origem e utilização desses recursos, a oposição tem insistido no argumento do privilégio.

Esse é o terceiro ano seguido que a Comissão Representativa se reúne no recesso de janeiro. No ano passado, os parlamentares manifestaram pesar pelas vítimas dos desastres naturais na Região Serrana do Rio, em Minas Gerais e São Paulo. No ano anterior, a reunião foi para decidir o aumento das tropas no Haiti e se solidarizar com as vítimas do terremoto naquele país.

A Comissão Representativa foi criada na Constituição de 1988, e dos 47 recessos (início e meio de ano), em 28 não houve convocação, em três não a convocação não ocorreu porque não houve recesso. Não há registro no primeiro ano após a criação (veja aqui o histórico das convocações).

Assessoria de Comunicação

Liderança do PCdoB/CD