O relator do Plano Nacional de Educação – PNE (PL 8.035/10), deputado Angelo Vanhoni (PT/PR) divulgou que apresentará seu parecer sobre a matéria nesta quarta-feira, 9.

O parlamentar sinalizou que manterá em seu relatório a estrutura atual do projeto encaminhado pelo Executivo, ou seja as 20 metas e 170 estratégias. Quanto à questão crucial da proposta, ou seja, o percentual de investimento público em educação, Angelo Vanhoni vem afirmando que deverá propor um número intermediário, entre 7% e 10% do PIB.

Os parlamentares da Comissão Especial terão prazo de cinco sessões da Câmara, contados a partir da apresentação do relatório, para apresentação de novas emendas. Após a análise do relator destas novas emendas, a matéria será votada pelo colegiado da comissão. Segundo Vanhoni, a votação deverá ocorrer em dezembro.

A divulgação do relatório está prevista para as 13h30, no plenário 10. Logo a seguir, a comissão especial promoverá uma audiência pública para tratar sobre o Relatório PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos.