A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou no início da tarde desta quarta-feira o mérito do PL 1.992/2007, de autoria do Poder Executivo e que trata da Previdência Complementar dos Servidores Públicos. Após  quatro horas e meia de intensa discussão, o projeto recebeu 13 votos favoráveis contra 7.

A bancada do PCdoB votou contra o projeto.  A deputada Alice Portugal (PCdoB) criticou a forma açodada como foi apresentado o projeto em discussão e condenou  o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Sílvio Costa, alegando que a proposição deveria ser debatida por partes e por toda a sociedade, pois , da forma como está apresentada, coloca em risco a aposentadoria de servidores públicos.

Já o deputado Daniel Almeida, após criticar a forma como o deputado Eros Biondini presidiu a votação do projeto, alertou que os servidores não podem ser penalizados pelos problemas na economia nacional e mundial. Para ele, o projeto é nocivo não só aos servidores, mas também à sociedade. 

O deputado Assis Melo também se manifestou contra as manobras da Mesa Diretora da Comissão na condução da votação do substitutivo  e levantou a necessidade de discussão mais aprofundada do projeto, alertando alertou para o desestímulo dos novos servidores com a apresentação da proposição.  Melo afirmou que só interessa aos bancos, que lucrarão com os planos de aposentadoria.

Ainda restam oito destaques para serem apreciados na próxima reunião da comissão, que deverá ocorrer na próxima quarta-feira, no mesmo local, Plenário 12, a partir das 10 horas.