O projeto é conhecido como “AI-5 Digital” porque os críticos ao projeto afirmam que ele cria um Estado Exceção permanente na rede, patrocina o vigilantismo, e atenta contra a liberdade de expressão.

A deputada Luiza Erundina propõe um seminário com quatro painéis temáticos: Tipos Penais, que terá como mediadora a própria deputada Erundina; Formas de Investigação, mediado pelo deputado Sandro Alex (PPS-PR); Direitos Fundamentais e Cidadania, mediado pela deputada Manuela D’Avila (PCdoB-RS); e Economia e Segurança, mediado pelo deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Os painéis serão agrupados em dois blocos, nos quais haverá a exposição do tema por especialistas durante 15 minutos, seguido de debate, com abertura de eventuais perguntas e esclarecimentos. Pela proposta da deputada o seminário deverá ser realizado nos períodos da manhã e tarde, das 8h30 às 18 horas.

A data da realização do evento já foi inclusive marcada pelo presidente da comissão, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) para quarta-feira, dia 24 de agosto.