Neste momento, o relator, deputado Vicentinho (PT-SP), acaba de apresentar seu parecer pela aprovação do Projeto de Lei. Segundo acordo feito entre a base de apoio do governo e a oposição, para o processo se dar de forma mais rápida, o relator aceitou apenas duas emendas das apresentadas, que serão votadas em plenário. Essas emendas são da oposição e pretendem alterar apenas o valor do salário mínimo de 545 reais; a do PSDB eleva o valor para 600 reais e a outra, do DEM, para 560 reais.

Há notícias da existência de uma outra emenda, patrocinada pelo PDT, que pretende também fixar o salário mínimo em 560 reais, e pode ser votada juntamente com a emenda do DEM.

***
Segundo o acordo, só as duas emendas da oposição serão votadas nominalmente, no placar.  A votação do próprio Projeto de Lei deve acontecer apenas simbolicamente, por aclamação.

Mas até a votação se iniciar, haverá a discussão da matéria, há vinte deputados inscritos. Depois teremos os encaminhamentos finais, são mais quatro deputados se pronunciando, dois contra e dois a favor. Essas duas fases devem durar cerca de duas horas. Desse modo, a votação deve começar após às 18 horas e deve se prolongar até às 20 horas ou um pouco mais.

O PCdoB já anuncou que vota com o Projeto do Governo, destacando que a transformação de uma política permanente de valorização do salário mínimo em lei, é um grande avanço para todos os trabalhadores.

***
No twitter, iremos atualizando o andamento dos trabalhos.