A deputada do PcdoB-RS, Manuela D´Ávila foi eleita nesta quarta-feira, dia 11 de março, terceira vice-presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

Segundo a deputada, a sua eleição para a vice presidência da Comissão “permitirá lutar com mais força na defesa dos trabalhadores”. No dia da sua eleição, Manuela conseguiu aprovar um requerimento de audiência pública para debater a política nacional de empregos e as recentes demissões na EMBRAER.

Amianto

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados iniciou o debate em torno do Projeto de Lei nº 6.110/2002, do deputado do PSDB-SP, Mendes Thame, que proíbe o uso de amianto em obras pública.

Alguns parlamentares como o autor da proposta argumentou que a proibição é necessária, pois o amianto é um dos cancerígenos mais utilizados no Brasil e a ele estão expostos os trabalhadores da indústria e da construção civil, principal e não exclusivamente, e a comunidade em geral.

Mendes Thame reforçou ainda que o amianto é seguramente um dos agentes industriais e ambientais mais estudados do século XX. Já foi considerada a seda artificial ou o mineral mágico. Hoje é tida como a poeira assassina (the killer dust) e muitos estudos demonstraram inequivocamente sua capacidade de provocar câncer nos seres humanos. Foi incluído pelo IInternational Agency on Research of Cancer(Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer) na classificação 1 dos agentes reconhecidamente cancerígenos para os seres humanos.

Outros parlamentares, como o deputado Paulo Pereira (PDT-SP) acreditam, porém, que a proibição pode provocar o aumento do desemprego no setor.

Devido à polêmica gerado pelo tema, a Comissão decidiu criar um grupo de trabalho encarregado de debater o assunto.