A nova distribuição das presidências das comissões permanentes foi feita em reunião do Colégio dos Líderes na quarta-feira passada. Coube ao Bloco de Esquerda três presidências, que serão ocupadas pelo PSB (Relações Exteriores e Amazônia) e pelo PDT (Direitos Humanos). Ao PCdoB, no rodízio, deve caber três vice-presidências que ainda estão sendo negociadas pelo Líder do Bloco, Renildo Calheiros.

O Plenário, bloqueado por três Medidas Provisórias, deve deliberar na terça-feira e na quarta-feira nas sessões ordinárias. É provável que vencida as três Medidas Provisórias, o Plenário delibere sobre as seis emendas do Senado ao Projeto de Lei das centrais sindicais. Há consenso pela aprovação de todas as emendas.

Orçamento

A Comissão Mista de Orçamento aprovou na quinta-feira passada o relatório final da Lei Orçamentária de 2008. A sessão do Congresso, prevista para a manhã da quinta-feira, dia 6, deve deliberar sobre os vetos e também aprovar a lei orçamentária, já atrasada de dois meses.

Mulheres

Na terça-feira o Plenário será transformado em comissão geral para debater os temas “A mulher nos espaços de poder” e a “Lei Maria da Penha no combate à violência”.