A deputada Jandira Feghali (RJ) anunciou nesta terça-feira (21), no plenário da Câmara, o apoio a Julian Assange, fundador do site WikiLeaks. Assange está há dois meses refugiado na embaixada equatoriana em Londres.

Jandira que teme que extradição do fundador do site WikiLeaks para a Suécia, onde responde a processo por abuso sexual, seja apenas um pretexto para enviá-lo aos Estados Unidos, onde poderia responder criminalmente pelo vazamento de informações confidenciais do governo.

Assange entrou na embaixada do Equador em Londres no dia 19 de junho, depois de esgotar todas as opções legais contra um pedido de extradição à Suécia. Jandira defende a posição soberana do Governo de Rafael Correa.

“Saio em defesa da postura do presidente do Equador, do Brasil, dos governos da América Latina que não permitem maior opressão àquele jornalista que corretamente tem a sua atuação como jornalista, como um comunicador, que faz denúncias importantes a respeito dos bastidores do poder norte-americano, que vem atrás desse jornalista”.

Assange é o criador do site que, em 2011, revelou milhares de documentos contendo informações confidenciais da diplomacia norte-americana e de outros países.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves