Durante a audiência a deputada Alice Portugal (BA) solicitou à ministra a elevação da Biblioteca Pública da Bahia ao status de Biblioteca Nacional da Bahia.

“Nossa Biblioteca, criada em 13 de maio de 1811, tem mais de 60 mil obras consideradas valiosas. É um patrimônio não só da Bahia, mas do Brasil. Salvador foi a primeira capital do Brasil, a capital colonial do país”, ressaltou.

Alice lembrou que a mudança de status da Biblioteca Pública da Bahia é uma reivindicação do segmento cultural baiano, pois “trata-se da primeira biblioteca do Brasil e da América do Sul, uma das maiores do país”, disse.

Segundo Alice, a biblioteca conta com “segmentos de assuntos especializados, como de Obras Raras e Valiosas, de Documentação Baiana, de Braille e Infantil, com um acervo de mais de 150 mil obras literárias que, junto a vídeos, documentos, obras de arte e imagens, formam um total de 600 mil itens”.

A ministra Marta Suplicy se comprometeu a analisar a solicitação da deputada e verificar “os meios de realizar a mudança de status da Biblioteca Pública do Estado da Bahia para Biblioteca Nacional”.

A deputada também comemorou as iniciativas do Ministério da Cultura em seu estado, com o PAC das Cidades, que vai investir cerca de R$ 234 milhões na restauração do Centro Histórico de Salvador. Outra iniciativa do ministério será a “implantação de 27 CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados em várias cidades do estado, sendo que 19 deles já estão em obras.

Assessoria de Comunicação

Liderança do PCdoB/CD

Com informações da Assessoria da deputada