Alice defende que Biblioteca Pública da Bahia seja elevada a Biblioteca Nacional

Brasília, quarta-feira, 3 de abril de 2013 - 18:54      |      Atualizado em: 23 de abril de 2013

CULTURA

Alice defende que Biblioteca Pública da Bahia seja elevada a Biblioteca Nacional

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou, nesta quarta-feira (3), da audiência da Comissão de Cultura da Câmara em que apresentou diversas ações do ministério. Ela destacou as iniciativas de implantação do Vale-cultura e os investimentos relacionados aos CEUs - Centros de Artes e Esportes Unificados nas regiões do país.

Richard Silva
Alice Portugal reivindica à ministra que a Biblioteca Pública da Bahia seja considerada Biblioteca Nacional da Bahia

Durante a audiência a deputada Alice Portugal (BA) solicitou à ministra a elevação da Biblioteca Pública da Bahia ao status de Biblioteca Nacional da Bahia.

“Nossa Biblioteca, criada em 13 de maio de 1811, tem mais de 60 mil obras consideradas valiosas. É um patrimônio não só da Bahia, mas do Brasil. Salvador foi a primeira capital do Brasil, a capital colonial do país”, ressaltou.

Alice lembrou que a mudança de status da Biblioteca Pública da Bahia é uma reivindicação do segmento cultural baiano, pois “trata-se da primeira biblioteca do Brasil e da América do Sul, uma das maiores do país”, disse.

Segundo Alice, a biblioteca conta com “segmentos de assuntos especializados, como de Obras Raras e Valiosas, de Documentação Baiana, de Braille e Infantil, com um acervo de mais de 150 mil obras literárias que, junto a vídeos, documentos, obras de arte e imagens, formam um total de 600 mil itens”.

A ministra Marta Suplicy se comprometeu a analisar a solicitação da deputada e verificar “os meios de realizar a mudança de status da Biblioteca Pública do Estado da Bahia para Biblioteca Nacional”.

A deputada também comemorou as iniciativas do Ministério da Cultura em seu estado, com o PAC das Cidades, que vai investir cerca de R$ 234 milhões na restauração do Centro Histórico de Salvador. Outra iniciativa do ministério será a “implantação de 27 CEUs - Centros de Artes e Esportes Unificados em várias cidades do estado, sendo que 19 deles já estão em obras.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da Assessoria da deputada









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com