“As fotos de Bolsonaro no Maranhão o mostram num total desrespeito ao nosso povo. Nosso repúdio”, declarou o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), que protocolou uma representação contra Jair Bolsonaro por improbidade administrativa ao se utilizar de uma viagem oficial ao Maranhão para atender seus interesses eleitorais.

Ainda durante a viagem, Jair Bolsonaro fez piadas desrespeitosas contra os maranhenses falando mal do Guaraná Jesus, que é rosa. Segundo ele, a cor é de “boiola” e quem toma o refrigerante vira “maranhense”. Ele esteve no Maranhão na quinta-feira (29).

Márcio Jerry, que também é presidente do PCdoB do Maranhão, disse que a “visita serviu para agredir maranhenses e exalar sua deplorável e repugnante homofobia”. “Ao zombar do Guaraná Jesus, patrimônio do Maranhão, Bolsonaro zomba dos maranhenses. Um estúpido, nosso repúdio”, prosseguiu.

“Ele aproveitou a vinda para proferir piada homofóbica contra maranhenses. Escolheu o estado para agredir com homofobia. Preconceito e desrespeito”, afirmou.

O governador Flávio Dino também criticou Jair Bolsonaro. “Bolsonaro veio ao Maranhão com sua habitual falta de educação e decoro. Fez piada sem graça com uma de nossas tradicionais marcas empresariais: o Guaraná Jesus”.

“E o mais grave: usou dinheiro público para propaganda política. Será processado”, concluiu.

Em sua passagem pelo Maranhão, Jair Bolsonaro voltou a atacar o governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), e esbravejar contra o comunismo.

“Se Deus quiser, brevemente estaremos para comemorar a erradicação do comunismo em nosso Brasil”, disse Bolsonaro. Segundo ele, “querem roubar seu dinheiro e sua liberdade”.

“Nós vamos, num curto espaço de tempo, mandar embora o comunismo do Brasil. Nós não aceitamos esse regime ditatorial onde o povo não tem vez. Nós somos a liberdade, nós somos aqueles que não têm medo da verdade”, continuou.

Bolsonaro disse a apoiadores que era preciso “tirar o PCdoB” do Maranhão.

O governador do Maranhão rebateu e disse que “se Bolsonaro quer me tirar do governo do Maranhão, um bom caminho é lançar um bolsonarista assumido nas eleições de 2022. Em 2018, não chegaram a 10%”.

Guaraná Jesus e seu criador

O Guaraná Jesus tornou-se uma tradição no Maranhão.

A bebida foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes (1891-1963), que era comunista, patrono das artes e apaixonado por carnaval.

A popularidade do Guaraná Jesus extrapolou as fronteiras do Maranhão e com o passar dos anos começou a ser comercializado em várias regiões do Brasil.

Jesus Norberto foi um dos primeiros farmacêuticos do Maranhão e criou a fórmula do refrigerante cor-de-rosa em um pequeno laboratório em São Luís, em 1927.

A cor rosa, o sabor adocicado e as principais características visuais do produto foram mantidas desde a sua criação – mesmo depois de a família de Jesus Norberto Gomes vender a marca para a Coca-Cola Brasil.

A história de Jesus vai virar filme. Com muito esforço, ele conseguiu comprar uma farmácia chamada Galvão.

Ele não acertou de primeira e acabou fazendo um refrigerante com um gosto um pouco amargo. Como o sabor não agradou os clientes, ele resolveu aperfeiçoar a criação até chegar à fórmula atual da bebida.

A família Jesus manteve uma fábrica própria do produto até 1960, quando foi vendida para a então Cervejaria Antárctica Paulista, sem a marca. Os representantes da família acusaram a fábrica de adulterar e boicotar a venda do produto, iniciando uma briga judicial. O contrato foi rompido depois de anos.

Em 1980, a família de Jesus decidiu vender a marca para a antiga Companhia Maranhense de Refrigerantes, que era franqueada pela Coca-Cola Brasil, e que acabou adquirindo os direitos da bebida maranhense em 2001.

A família do farmacêutico fez a Coca-Cola se comprometer em manter as características da bebida, que faz parte da cultura maranhense.

Com roteiro da sua bisneta Roberta Gomes, um documentário contará a história, a vida e as conquistas de Jesus Norberto Gomes, o criador do refrigerante espezinhado por Bolsonaro.

O documentário deverá receber o nome de Além do sonho cor de rosa e mostrará como Jesus se mudou para São Luís, começou a trabalhar em uma farmácia aos 14 anos e foi alfabetizado com a ajuda do dono.

As gravações serão iniciadas ainda este ano e a previsão é de lançamento em junho de 2021, quando Jesus completaria 120 anos.

Recentemente, Roberta Gomes participou de uma live com o governador Flávio Dino (PCdoB) contando a história do seu bisavô.

Roberta contou que o bisavô dividia os lucros com seus trabalhadores e também realizava reuniões anuais de planejamento com os sócios e empregados. “A relação com os funcionários era muito interessante. Ele tinha o pensamento que todo mundo tinha que estar bem para trabalhar com ele, para poder crescer e ampliar”, relatou a bisneta. Passou a patrocinar as artes no Maranhão quando os negócios com o refrigerante renderam um bom dinheiro.

“Meu bisavô era ateu, mas respeitava todo mundo. No enterro dele, estava cheio de padres, porque depois se descobriu que ele também ajudava a Igreja”, contou. “Doutor Jesus era um bom samaritano”, completou Flávio Dino.