“Não seja uma ministra que aceita cortes de recursos na área de esportes. Lute pela ampliação deles, porque eles são poucos. O esporte, assim como a cultura, é dessas áreas que precisa de mais investimentos, pois só assim conseguiremos fortalecer o esporte no Brasil e proporcionar que mais pessoas tenham acesso a ele. E a senhora terá nesta comissão aliados importantes.” Esse foi o tom da fala do deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) durante audiência com a ministra do Esporte, Ana Moser.

No encontro, realizado nesta quarta-feira (29), Renildo defendeu o fortalecimento da área e afirmou que será preciso criar soluções criativas para a implementação de políticas públicas para a área.

“Em todo governo, as áreas sempre têm divergência com a Fazenda, porque quem está na Fazenda tem um olhar diferente de quem implementa políticas públicas. Quem está na Fazenda pensa primeiro nas contas. Então, sugiro. Não é uma insubordinação, mas não seja uma ministra que aceita corte de recursos na área de esportes. Lute pela ampliação dos recursos, porque eles são muito poucos. E muitas coisas, com criatividade, pode ser buscada. Há uma interface grande entre esporte e saúde; há vários programas que podem ser propostos em parceria com o Ministério da Educação; com outras Pastas que tenham mais estrutura”, afirmou.

Para Renildo, quem executa política pública precisa olhar para todos, pois “quanto mais pessoas tiverem acesso ao esporte, maior a possibilidade de surgir atletas de alto rendimento”. “É quando você amplia a participação da base que surgem mais talentos e possibilidades”, destacou.

O parlamentar celebrou a retomada da Pasta, então extinta por Bolsonaro sob a premissa de redução de gastos. “Fiz crítica ao governo passado por diminuir o Ministério do Esporte. Foi uma bobeira. Disseram que era para diminuir despesas. Mas não há novas despesas, porque redistribui as caixinhas. Mas qual é a diferença? O status político. Quando você tem uma ministra da Cultura, uma ministra dos Esportes, você dá autoridade, status político, fortalece a área e cria condições daquela Pasta buscar um resultado melhor. É isso que precisamos”, disse.

Em sua fala, Ana Moser afirmou que o objetivo do Ministério é ampliar a prática esportiva no país. Segundo ela, embora a prática esportiva seja um direito constitucional, não existem sequer estatísticas confiáveis sobre a atividade física para a população em geral.

Como forma de alcançar a meta de tornar a população mais ativa, a ministra relatou que a Pasta está construindo uma política pública integrada com outros ministérios, principalmente Educação e Saúde.

O Ministério do Esporte também irá buscar integrar ações da União, estados e municípios para que as propostas cheguem de fato à população. “É uma janela de oportunidade para a gente incorporar metas do Esporte dentro dos planos de Educação e de Saúde”, disse Ana Moser. Segundo ela, dessa forma será possível contornar a falta de recursos próprios do Esporte. De acordo com a ministra, hoje o Brasil aplica somente 0,04% do PIB em políticas esportivas. Na Europa, por exemplo, ela ressaltou que a proporção é dez vezes maior.

O presidente da Comissão do Esporte, deputado Luiz Lima (PL-RJ), se comprometeu a trabalhar junto à Comissão Mista de Orçamento para melhorar a situação Ministério do Esporte. “Essa comissão vai ter uma interferência com o relator do Orçamento, a partir de agosto, para que a gente melhore as condições, não só orçamentárias do Ministério, como políticas”, afirmou.