Ao fazer um balanço das eleições em primeiro turno, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) agradeceu os mais de 15.000 votos que recebeu no pleito de domingo, dia 2 de outubro.

Com esta votação, a parlamentar foi a candidata mais votada da Federação Brasil da Esperança, mas não retorna ao mandato na próxima legislatura porque a coligação que reúne PT, PCdoB e PV não atingiu o quociente eleitoral para eleger deputados federais no Estado.

“Eu agradeço ao povo do Acre, porque, nas quatro eleições que disputei, fui a deputada federal mais votada da nossa coligação, agora mais uma vez, e duas vezes a mais votada da história do Acre”, afirmou Perpétua.

Nas redes sociais, a parlamentar publicou vídeo no qual conclamou a militância a seguir na luta para garantir a eleição de Lula no segundo turno, em 30 de outubro. “Estarei na campanha do presidente Lula, porque acredito que foi o melhor presidente para os pobres”, disse.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), a deputada fez um balanço positivo do seu mandato, lembrando que ainda restam muitas tarefas a serem cumpridas até o final desta legislatura. Entre elas, a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) à proibição da cobrança pelo despacho de bagagem em viagens aéreas.

“Apresentado por mim, aprovamos o direito de o viajante despachar gratuitamente uma mala de 23 kg em voos nacionais e de 25 kg em voos internacionais. Mas Bolsonaro vetou. Então, eu gostaria muito de ver a nossa capacidade de, ainda nesta legislatura, derrubar o veto”, disse.

Ela defendeu a efetivação do pagamento e a garantia do piso nacional da enfermagem, “porque já aprovamos as regras”. “É preciso fazer com que o dinheiro chegue ao bolso de todos os enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, conforme aprovamos em lei”.

“Gostaria de ver também aprovado o meu projeto para que o cuidado materno sirva como contagem para o tempo de aposentadoria e o que devolve para os profissionais da Educação o tempo de serviço que Bolsonaro lhes retirou durante a pandemia”, acrescentou.

A deputada também criticou as regras eleitorais que bloqueiam o acesso de pequenos e médios partidos às casas legislativas. “Seis partidos poderiam ter eleito deputados federais no Acre, mas apenas três cumpriram as novas regras. Três partidos, inclusive o meu, tiveram candidatos mais votados do que os que tomarão posse”, ressaltou.

Eleita pelo Acre em quatro mandatos, Perpétua apresentou várias proposições em prol da população e foi relatora, por exemplo, da proposta que estabelece uma indenização única de R$ 25 mil aos soldados da borracha e seus dependentes legais (PEC 61/2013). A defesa nacional foi outro tema importante durante sua atuação parlamentar.

“Foi uma honra muito grande estar por quatro mandatos nesta Casa, sendo sempre bem votada, e aqui trazendo e abraçando as causas do povo do Acre e do Brasil”, frisou.