Perpétua Almeida: entrega da Embraer é crime de lesa-pátria

Brasília, quarta-feira, 18 de setembro de 2019 - 14:42

POLÍTICA

Perpétua Almeida: entrega da Embraer é crime de lesa-pátria


Por: Walter Félix

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) usou a tribuna, na terça-feira (17), para fazer duras críticas à venda da Embraer para a Boeing. A parlamentar destacou que a permissão do governo federal à concretização do negócio é uma afronta à soberania nacional.

Luis Macedo/Agência Câmara

“Não tem nada pior para a soberania nacional do que você pegar a sua maior empresa de tecnologia em aviação e entregar para o estrangeiro, entregar para as concorrentes”, afirmou.

Perpétua Almeida lembrou que a empresa de aeronáutica brasileira, líder mundial de vendas de aeronaves com até 150 lugares, também é responsável por um dos principais projetos do país na área de defesa, o cargueiro militar KC-390. “Esse é um dos maiores feitos de uma empresa brasileira, a Embraer”, ressaltou a deputada.

No início de setembro, a FAB (Força Aérea Brasileira) recebeu a primeira de grupo de 28 aeronaves. O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul. A aeronave pode realizar todo tipo de operação de transporte, como o de paraquedistas e tropas militares e de lançamento de cargas, além de missões de reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, socorro humanitário, busca e resgate e combate a incêndios.

“Quem fez isso foi a brasileira Embraer. E, se tem um crime de lesa-pátria, se tem um crime cometido contra o Brasil, contra a própria FAB, é exatamente a permissão do governo federal da venda da Embraer para uma empresa americana”, afirmou a deputada comunista.

A parlamentar observou que ainda é possível adotar medidas no sentido de reverter a transação, que pode implicar na transferência do processo produtivo do KC-390, desenvolvido pela Embraer em pareceria com a Aeronáutica, para plantas industriais nos Estados Unidos. “Não se faz isso. Empresas de defesa são cuidadas, são tratadas pelos Estados. E assim deveria ser tratada a Embraer brasileira”, protestou.

“É preciso fazer um alerta a este Congresso. Por isso, quero pedir a este parlamento que façamos alguma coisa para evitar esse crime que é a entrega da Embraer para uma empresa estrangeira”, completou Perpétua.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com