Um dia depois do desastroso pronunciamento de Jair Bolsonaro em cadeira nacional, líderes da Minoria e da Oposição criticam postura do presidente e voltam a defender medidas que garantam saúde e renda para a população.

Confira a íntegra da nota.

Em defesa da vida

Em meio a uma grave crise econômica e de saúde pública, precisamos que cada poder atue com responsabilidade e respeito à Constituição. É com muita indignação que nós, da Liderança da Minoria e da Oposição na Câmara, assistimos ao pronunciamento do presidente da República em cadeia nacional de rádio e televisão.

Bolsonaro menospreza a crise na saúde e os perigos da Covid-19, colocando milhares brasileiros em risco. O governo federal deveria liderar esforços, gerar sintonia entre os entes federados, mobilizar os recursos necessários e conscientizar a população das melhores práticas. Bolsonaro faz o contrário. Desinforma, enfrenta a ação de governadores e prejudica os esforços dos profissionais da saúde.

Na contramão do conhecimento científico, das orientações da OMS e das experiências de outros países, Bolsonaro age com irresponsabilidade quando questiona medidas como o isolamento social e a suspensão de atividades laborais e educacionais.

É uma agressão usar a cadeia nacional para fazer ataques à imprensa e desinformar os cidadãos. A crise que vivemos pede conciliação, parceria e disseminação de informações que resguardem a saúde dos brasileiros, algo que jornalistas de todo o país têm feito com primazia. Não será menosprezando esse trabalho e compartilhando fake news que vamos colaborar com a redução do avanço do novo coronavírus no país. A defesa da vida em primeiro lugar.

Precisamos de uma agenda ativa e corajosa, com ações que priorizem o apoio aos que mais precisam, tanto na saúde quanto na garantia de renda dos brasileiros. Bolsonaro está sendo omisso, está agindo de forma irresponsável e conduzindo medidas autoritárias que renegam investimentos justamente no momento em que o país mais necessita. O pronunciamento do presidente transparece o desejo de alguns grandes empresários que almejam o lucro acima de tudo e passam por cima das orientações sanitárias com base científica que devem resguardar a saúde do nosso povo.

Nós, da Minoria/Oposição, vamos contribuir para que o Congresso cumpra seu papel institucional neste momento de crise. Vamos lutar para garantir a saúde e as condições mínimas de sobrevivência do povo brasileiro diante dessa crise.

Deputado José Guimarães, Líder da Minoria na Câmara dos Deputados
Deputado André Figueiredo, Líder da Oposição na Câmara dos Deputados
Deputado Enio Verri, Líder do PT
Deputado Alessandro Molon, Líder do PSB
Deputado Wolney Queiroz, Líder do PDT
Deputada Fernanda Melchionna, Líder do PSOL
Deputada Perpétua Almeida, Líder do PCdoB
Deputada Joênia Wapichana, Líder da Rede Sustentabilidade